quinta-feira, 13 de maio de 2010

Primeira Consulta Pré Natal

A primeira consulta á a mais completa, o médico irá colher todas as informações, como os sintomas que a mulher esteja sentido, história de patologias no passado, patologias atuais, métodos anticoncepcionais, ciclos menstruais, aspectos emocionais, se foi uma gravidez planejada, etc. O médico também irá fazer uma avaliação completa do estado de saúde inclusive um exame ginecológico completo.

Após realizado todos os procedimentos o médico irá solicitar alguns exames, com o objetivo de detectar qualquer doença ou alteração que possa comprometer o perfeito desenvolvimento do da criança. Os exames são os seguintes:

• Grupo sanguíneo e fator Rh: importante porque se a mãe for Rh negativo e a criança Rh positivo (caso o pai seja Rh positivo), pode ocorrer uma incompatibilidade sanguínea que leva à destruição das células vermelhas do feto, podendo levar à sua morte antes mesmo do nascimento.

• Glicemia: para avaliação da presença de diabetes mellitus.

• Anti-HIV: para detectar a infecção por esse vírus (vírus da AIDS). Isso é importante porque existem medicamentos que se utilizados de maneira correta e no momento certo podem reduzir bastante o risco de transmissão do vírus para o bebê.

• Exame de sífilis: essa doença é causada por uma bactéria e pode ser transmitida ao bebê, podendo causar malformações.

• Exame de toxoplasmose: doença causada por um protozoário, também pode ser transmitido ao feto e causar malformações.

• Exame de rubéola: doença viral, que pode levar a abortamento e malformações graves.

• Exame de urina e urocultura: para detectar infecção urinária. A ocorrência de infecção urinária, durante a gestação, pode aumentar o risco de parto prematuro e de infecções mais graves (como a renal).

• Exame de hepatite B: caso a mãe seja portadora do vírus, existem condutas que reduzem a transmissão do mesmo para o bebê.

• Ultra-sonografia (US): atualmente, temos observado a utilização exagerada da US durante a gestação. Às vezes nos deparamos com mulheres que realizaram mais de 4-5 exames, o que é desnecessário. Indica-se, geralmente, dois exames. Um no primeiro trimestre, entre 11 e 13 semanas de gestação, para avaliação da idade gestacional. O outro, entre 18 e 20 semanas (segundo trimestre), para avaliar a presença de malformações. A realização de exames adicionais depende da presença de condições específicas, que exijam um monitoramento mais cuidadoso, como nas gestações de alto risco.

Vacinação da Gestante

É realizada para a prevenção do tétano no recém-nascido e para a proteção da gestante, com a vacina dupla tipo adulto (dT) ou, na falta desta, com o toxóide tetânico (Tf).

Se a gestante já foi vacinada com três doses ou mais de vacina contra tétano (DTP, DT, dT ou TT), fazer mais uma dose, se já decorreram mais de cinco anos da última dose.
Se fez menos de três doses, completar três doses.
Se nunca foi vacinada ou se a história vacinal for desconhecida ou não-conclusiva, aplicar três doses da vacina dupla dT, começando na primeira consulta do pré-natal. Pode ser adotado um dos dois seguintes esquemas:
a) três doses aplicadas com intervalo de dois meses, mínimo de um mês, entre a primeira e a segunda doses, e de seis meses entre a segunda e a terceira (esquema 0, 2, 8);
b) três doses aplicadas com intervalos de dois meses, mínimo de um mês, (esquema 0, 2, 4).
Nota: Se não for possível aplicar as três doses durante a gestação, a segunda deve ser aplicada 20 dias ou mais antes da data provável do parto. O esquema de três doses, neste caso, deverá ser complementado posteriormente.

Efeitos adversos mais comuns

Dor, calor, vermelhidão e endurecimento local, e febre.

Contra-indicações

A única contra-indicação é o relato, muito raro, de reação anafilática seguindo-se à aplicação de dose anterior.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_normas_vac.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário