quinta-feira, 13 de maio de 2010

APOIO FAMILIAR


A gestação e o parto são eventos marcantes na vida da mulher, não sendo apenas um evento biológico. Um dos aspectos mais relevantes é o apoio recebido do companheiro e de seus familiares, e o momento do parto tem grande intensidade emocional, afetando profundamente as mulheres, os bebes e seus familiares. A mulher, quando fica grávida, sofre modificações muito grandes na sua estrutura física, mental, psicológica e social, ela fica mais insegura, mais agressiva e chora com facilidade.
É como se o resto do universo fosse inimigo e hostil. A agressividade se volta inclusive contra o marido e seus familiares, portanto, é preciso que haja muita paciência, muito diálogo, muita atenção e muito carinho, para não se desestruturar a estabilidade já precária da gestante.

A família assume, igualmente, um papel muito importante, já que é ela que modela e programa o comportamento a educação e o sentido de identidade de um bebê desde o primeiro contato.
O apoio familiar é de muita importância pois é um transmissor de oportunidade para a segurança, melhor conhecimento, e ajuda no momento que a gestante mais precisa.


http://www.saude.gov.br
http://www.scielo.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário