segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fatores socioeconômicos na gestaçao



Gravidez na Adolescência


A gravidez na adolescência, assim como fica claro pelo termo, consiste na gravidez quando ainda se está na fase da adolescência. Entretanto a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera a adolescência como o período que vai de dez a vinte anos na vida de uma mulher. Cada país especifica a idade em que seus cidadãos, pela lei, passam a ser considerados adultos.
A idade média da primeira menstruação é de 12 anos, embora este valor varie de acordo com a etnia, peso. A média de idade da primeira menstruação está diminuindo gradualmente com o passar dos anos.

Riscos da Gravidez na Adolescência

A saúde do bebê e da ms ãe é particularmente preocupante entre as jovens que estão grávidas ou cuidando da criança. A nível mundial a incidência de parto prematuro e parto abaixo do peso é maior entre mães adolescentes.As grávidas adolescentes são menos propensas a receber assistência pré-natal, muitas vezes procuram apenas no terceiro trimestre, outras vezes nem chegando a procurar.
Muitas grávidas adolescentes são sujeitas as deficiências nutricionais de pobres hábitos alimentares comuns na adolescência, incluindo tentativas de perder peso através de dieta, pular refeições, lanches não nutritivos e o consumo de fast food.
Nutrição inadequada durante a gravidez é um problema ainda mais acentuado entre os adolescentes nos países em desenvolvimento. As complicações na gravidez resultam na morte de um número estimado de 70000 garotas nos países em desenvolvimento a cada ano. Jovens mães e seus bebês também estão em maior risco de contrair o HIV.

Uso de drogas na gestação

Uma mãe que usa drogas põe em risco a vida dela e do seu bebê. Quando uma mulher grávida usa drogas, ela e seu bebê enfrentam graves problemas de saúde.Durante a gravidez, as drogas usadas pela mãe do bebê podem entrar na corrente sanguínea. As conseqüências mais graves sobre o bebê pode ser a infecção pelo HIV, AIDS, prematuridade, baixo peso ao nascer, Síndrome de Morte Súbita Infantil, cabeça pequena, crescimento atrofiado, pobres habilidades motoras e problemas de comportamento.

Os riscos para a saúde associados ao abuso de drogas:

Mãe

* Má nutrição
* Pressão arterial elevada
* Batimento cardíaco rápido
* Baixo ganho de peso
* Baixa auto-estima
* Doenças Sexualmente Transmissíveis
* Parto Prematuro
* O HIV / AIDS
* Depressão
* Abuso físico

Bebê

* Prematuridade
* Baixo peso ao nascer
* Infecções
* Cabeça pequena
* Síndrome de morte súbita do lactente
* Defeitos Congênitos
* O crescimento atrofiado
* Pobres habilidades motoras
* O HIV / AIDS
* Deficiência de Aprendizagem
* Problemas neurológicos

Mesmo estando ciente destes riscos as usuárias de drogas não preocupam ajuda e esperam o agravo da situação. E importante conscientizar a população da existência de grupos de apoios para dependentes químicos.

Anexo http://psicoativas.ufcspa.edu.br/g. htmlo

Nenhum comentário:

Postar um comentário